Exatas
1. Liste as principais fontes primárias de energia usadas para gerar energia elétrica, distinguindo as renováveis das não renováveis.
R: A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, os quais são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos), então temos as hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e bicombustível. São fontes não-renováveis de energia, as quais não é possível repor o que se gasta, uma vez que podem ser necessários milhões de anos para poder contar novamente com eles. São aqueles cujas reservas são limitadas. As principais são a energia da fissão nuclear e os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão).
2. Qual o percentual da energia elétrica consumida no Brasil que provém de fontes renováveis?
R: As energias renováveis no Brasil representaram mais de 85,4% da energia produzida internamente e utilizada no Brasil, segundo dados preliminares do Balanço Energético Nacional 2009, realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
3. Relacione as vantagens e desvantagens econômicas e ambientais das seguintes fontes energéticas: hidráulica, térmica, nuclear, eólica e solar.
1
2
4. Defina “Eficiência Energética”.
R: A eficiência energética é uma atividade que procura aperfeiçoar o uso das fontes de energia. Toda a energia passa por um processo de transformação após o qual se transforma em calor, frio, luz, entre outras, durante essa transformação uma parte dessa energia é desperdiçada e a outra chaga ao consumidor, nem sempre é devidamente aproveitada. A eficiência energética pressupõe a implementação de medidas para combater o desperdício de energia ao longo do processo de transformação.
5. De acordo com o PRODIST, os aspectos considerados da qualidade do produto em regime permanente ou transitório são: a) tensão em regime permanente;
3
b) fator de potência; c) harmônicos; d) desequilíbrio de tensão; e)