Exames diagnóticos
DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM: RADIOGRAFIA, CINTILOGRAFIA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR E MAMOGRAFIA
EQUIPE:
SULAMITA SOUZA BRANDÃO SILVA
WALDÉCIA PEREIRA MARTINS
JULIANA MORAIS FERREIRA CHAVES
LARISSA FERREIRA SOUSA
MARIANA DE ARAÚJO DO NASCIMENTO
VALDELÚCIA REBOUÇAS DA SILVA
VERA LÚCIA ALMEIDA MENDONÇA
LILIANE CAVALCANTE DE ANDRADE
ARILENE COSTA DA ROCHA
MARIA SOLANGE SANTOS OLIVEIRA
PROF: TIAGO BARRETO
Fortaleza
2012
RESUMO
O presente estudo teve como objetivo destacar a importância dos cuidados de enfermagem no auxílio da prática de exames de diagnósticos por imagem. Metodologicamente, tratou-se de uma investigação bibliográfica, através de pesquisa de literaturas pertinentes ao tema, disponíveis em sites, além de livros de leitura corrente.
Os resultados revelaram que a equipe de enfermagem tem papel fundamental no preparo pré-teste e nos cuidados pós-teste, além de influenciar diretamente em grande parte do processo dos exames. Para garantir a eficácia dos resultados, assim como a diminuição de falhas é necessário treinamento efetivo e contínuo da equipe no sentido de realizar registros adequados e informações cabíveis aos profissionais competentes quanto a reações ou complicações que possam surgir resultantes dos níveis de radiação ou fármacos administrados, bem como informar e instruir corretamente ao paciente quanto à sua conduta e colaboração antes, durante e depois do exame para garantir a qualidade, eficiência e confiabilidade do resultado.
RADIOGRAFIA
Os exames radiográficos utilizam raios-X; neste, o feixe de raios-X, transmitido através do paciente, impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir estruturas e de igual maneira tecidos com propriedades diferenciadas.
Nos ossos, a radiografia acusa fraturas, tumores, distúrbios de crescimento e de igual maneira postura. Nos pulmões, pode flagrar da pneumonia ao câncer,