Exames de rm
Nesta disciplina, Introdução a pesquisa I, faço parte do grupo que acompanha a realização dos exames de RM.
Nessa tarefa, temos como objetivo acompanhar a rotina do setor junto ao técnico responsavél e entender passo a passo seu funcionamento. Desde o principio de formação de imagens por RM, a chegada do pedido médico, o preparo do paciente e da sala de exame, até os procedimentos que deve ocorrer na sala de comando, para assim definir qual sequência de protocolos será utilizada em cada paciente.
MÉTODOS
Princípios de formação de imagens
RM pode ser definida como o uso de campos magnéticos e de ondas de rádio para a obtenção de uma imagem matematicamente reconstruída. Essa imagem representa as diferenças entre vários tecidos do paciente, com relação ao numero de núcleos e à velocidade com a qual esses núcleos se recuperam de uma estimulação por ondas de rádio, na presença de um campo magnético.
A fonte para formação de imagem por RM é o núcleo de certos átomos de hidrogênio ou próton de hidrogênio. Usualmente os prótons de nosso corpo estão de maneira desordenada.
Quando uma parte do corpo humano é colocada dentro do magneto, os prótons de hidrogênio são sintonizados para captar sinais de ressonância tendem a se alinhas e girar na mesma direção, como se fossem exércitos de pequenos piões.
Em seguida, entra em ação a bobina ou antena emissora de rádio, que vai emitir um sinal dentro do campo magnético. O sinal de RF produz um desalinhamento de prótons, que passam a se mover de forma desalinhada, num movimento semelhante ao de um “bamboleio” de um pião, quando esta perdendo energia cinética, e começa a cair para os lados. A mesma coisa ocorre com os prótons de hidrogênio. Quando cessa o sinal de RF os prótons voltam a sua posição inicial de alinhamento e liberam energia.
Rotina
Ao chegar o pedido, o paciente é levado para a sala de exame e preparado de acordo com o que foi solicitado pelo médico. É posto deitado no aparelho, recebe