exames complementares de mamografia
1
ESCOLA GALENO
DANILLA POLI LIUZZI
RAFHAEL AUGUSTO
MAMOGRAFIA
EXAMES
COMPLEMENTARES
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
2014
1
ESCOLA GALENO
DANILLA POLI LIUZZI
RAFHAEL AUGUSTO
MAMOGRAFIA
EXAMES
COMPLEMENTARES
SERÃO ATRAVÉS DESTE, RELATADOS OS
EXAMES COMPLEMENTARES À MAMOGRAFIA.
SÃO JOÃO DAS BOA VISTA
2014
11
INTRODUÇÃO
O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres no
Brasil. No entanto, se diagnosticado e tratado precocemente, pode ser considerado como tendo um bom prognóstico.
O principal método diagnóstico na avaliação do câncer de mama é a mamografia, com sensibilidade de 60% a 90%. Ela é utilizada para rastreamento em mulheres acima de 40 anos, em razão da sua alta sensibilidade, baixo custo e pequena exposição à radiação. Programas de detecção precoce por mamografias periódicas reduzem a mortalidade por câncer de mama em 25% a 32%.
Mas existem outros exames essenciais para o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama, e eles serão abordados separadamente um a um.
2
3
2
18
RESUMO
A mamografia por ser o método mais utilizado na medicina, é também a mais conhecida mas existem outras mais eficazes para que o resultado seja preciso.
A ultrassonografia (US) e a Biópsia mamaria também se tornaram ferramentas de avaliação importante no manejo do câncer de mama, sendo capaz de identificar nódulos pequenos e de elucidar lesões inconclusivas na mamografia.
Além da mamografia e US, outros métodos que possibilitem o diagnóstico precoce do câncer de mama têm sido estudados. O mais utilizado desses métodos é a ressonância magnética (RM), que permite o estudo da vascularização das lesões mediante a administração intravenosa de contraste paramagnético. A Ressonância Magnética apresenta maior sensibilidade (94% a 99%), porém, tem grande variação da especificidade (37% a 86%) nos estudos publicados.
Esta variação na especificidade ocorre por vários fatores, principalmente
relacionados