Exame físico do trato reprodutivo feminino
Deve-se observa o estado geral do cliente como higiene, estado físico e outros, o ambiente deve ser tranquilo e assegurar a privacidade dessa cliente, pois segundo Potter e Perry o exame da genitália feminina é constrangedor para a mulher com isso devemos explicar cada procedimento antes de realiza-lo.
A posição de litotomia na qual a cliente deve ficar durante o exame é uma fonte a mais de constrangimento. Posicionar a cliente corretamente e cobrir seu corpo proporciona maior conforto (POTTER E PERRY, 2009). Segundo Potter e Perry às vezes o cliente necessita de um exame físico mais profundo, pois a mulher tem mais ocorrência de ter câncer de ovário é o que causa mais morte entre as mulheres. As adolescentes e jovens adultos são examinados devido à incidência crescente da doença sexualmente transmitida (DSTS), pois a maioria dos adolescentes em torno de 19 anos de idade tem vida sexualmente ativa.
Preparo da Paciente:
Como Enfermeira sua responsabilidade será atender a cliente para a realização do exame no serviço de saúde. Para um exame completo, você precisara do seguinte equipamento especial: Mesa de exame com estribos, espéculo vaginal ajustável, pia, luvas descartáveis limpas aplicadores com ponta de algodão laminas de vidro e espátulas de plástico ou madeira, escova para a coleta de material endocervical, fixador citológico, placas ou meio de altura (POTTER E PERRY, 2009).
Segundo Potter e Perry (2009) devemos certificas se os equipamentos estejam todos em ordem, prepara o paciente, pedindo para que ele esvazie a bexiga para podermos palpar com maior facilidade o útero e os ovários, se necessária coletar amostra de urina para exame com técnicas assépticas, auxiliar o cliente assubir na mesa de exame e orienta-la quanto à posição. O cliente deve estabilizar cada pé num estribo e então deslizar suas