exame fisico
O candidato aprovado na Inspeção de Saúde (IS) será submetido ao Exame de Aptidão Física (EAF). A aptidão física dos(as) candidatos(as) ao ingresso no IME é expressa pelo conceito APTO ou INAPTO, e é avaliada de acordo com os índices mínimos abaixo discriminados.
1. ÍNDICES PARA OS CANDIDATOS DO SEXO MASCULINO
1º DIA
2º DIA
Flexão abdominal
(sem tempo)
Flexão dos braços sobre o solo
(sem tempo)
Barra
(sem tempo)
Corrida livre
(12 minutos)
18
9
*
1800m
* apenas para efeito de avaliação diagnóstica
2. ÍNDICES PARA OS CANDIDATOS DO SEXO FEMININO
1º DIA
2º DIA
Flexão abdominal
(sem tempo)
Flexão dos braços sobre o solo
(sem tempo) corrida livre
(12 minutos)
14
6
1600m
As condições de execução das tarefas do EAF são as especificadas a seguir, as quais deverão ser realizadas em movimentos seqüenciais padronizados e de forma continuada pelo(a) candidato(a), utilizando o traje esportivo: camiseta, calção ou bermuda e tênis.
I - ABDOMINAL SUPRA
- posição inicial: o candidato deverá tomar a posição deitado em decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiados no solo, calcanhares próximos aos glúteos, braços cruzados sobre o peito, de forma que as mãos encostem no ombro oposto (mão esquerda no ombro direito e vice-versa). O avaliador deverá se colocar ao lado do avaliado, posicionando os dedos de sua mão espalmada, perpendicularmente, sob o tronco do mesmo a uma distância de quatro dedos de sua axila, tangenciando o limite inferior da escápula (omoplata). Esta posição deverá ser mantida durante toda a realização do exercício;
- execução: o candidato deverá realizar a flexão abdominal até que as escápulas percam o contato com a mão do avaliador e retornar à posição inicial, quando será completada uma repetição, e prosseguirá executando repetições do exercício sem interrupção do movimento. O ritmo das flexões abdominais, sem parada, será opção do candidato e não há limite de tempo.
II - FLEXÃO DE BRAÇOS
- Posição