EXAME CARDIOVASCULAR
O conteúdo aborda os procedimentos propedêuticos no exame cardiológico.
EXAME DO APARELHO CARDIOVASCULAR
O exame cardiológico exige cuidados no que diz respeito no aspecto psicológico do paciente.
A examinadora (o) devera manter o paciente bem tranqüilo, informado e seguro.
É importante observar que o exame cardiológico envolve outros aparelhos que sofre repercussão do mau funcionamento do coração: dispnéia, estase jugular, ascite e edema.
Antes de iniciar o exame do tórax propriamente dito deve-se atentar para algum sinas detectado do exame físico geral.
DADOS DO EXAME FÍSICO GERAL: como alteração da pressão arterial, pulso, dispnéia, edemas, estase jugular, posição do paciente no leito, cansaço ao responder as perguntas confusão mental e sonolência.
Esses sinais são indicativos de alterações cardíacas e irão ajudar a conduzir o exame físico especifico.
QUEIXAS:
As queixas do paciente também devem ser valorizadas, porque norteiam o levantamento de dados tanto do sistema cardio vascular como de outros sistemas.
O exame cardiológico envolve 3 fases:
INSPENÇÃO;
PALPAÇÃO;
AUSCULTA;
O exame deve ser feito com o paciente em decúbito dorsal.
A examinadora deverá está a direita do paciente tórax deve estar desnudo para perceber aparecimentos de abaulamento ou retração do precordio.
Na Inspeção é detectado o ictus cordis que é o choque da ponta do apis do coração contra a parede torácica, na linha hemicravicular esquerda, a não visualização do ictus cordis pode ser normal principalmente em mulher por causa da mama.
Em indivíduos magros é mais fácil de visualizar o ictus cordis é também possível ver pulsações epigástricas que pode estar relacionadas a esforços, podem ser visualizar também a ocorrência do levantamento sistólico que é um movimento do externo durante a sístole, ocorre em paciente com hipertrofia ventricular direita.
PALPAÇÃO:
Palpação do precordio deve ser