Exame Biométrico 2009
INTRODUÇÃO:
O projeto de pesquisa, desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino, procura avaliar o estado de nutrição de escolares, onde os professores de Educação Física aferiram o peso e estatura de seus alunos, a fim de identificar aqueles que apresentam obesidade ou desnutrição. Esta proposta tornou-se viável porque tais medidas já são partes do exame biométrico, realizado anualmente pelos professores, durante as aulas de Educação Física Escolar (EFE). Destaca-se que, acima de tudo, a estratégia de pesquisa consagrou-se especialmente por seu aspecto afetivo, pois, além das questões técnico-científicas, o contato com o aluno é que passa a ser o cerne do projeto, enfatizando que ele é o protagonista de seu corpo. Assim, a partir da informação de como está seu estado de nutrição, são os próprios alunos que se mobilizam para buscar as necessárias mudanças de comportamento alimentar e motor, para sair da condição de obesidade, por exemplo.
OBJETIVO:
*Avaliar estado Nutricional de Escolares;
*Identificar aqueles que apresentam obesidade ou desnutrição.
MÉTODO:
Para o cálculo do estado de nutrição foi utilizado o IMC (índice de massa corporal).
AMOSTRA:
Foram avaliados 2463 alunos de 2º ao 9º ano de ambos os sexos,com faixa etária de 7 a 17 anos. Participaram as escolas Arimatéia Tito, Sinhazinha Correia, Lindolfo Uchoa, Tancredo Neves, Léa Puget,Raimundo Cardoso,José do Rego Lages e Honorina Tito.
ESTRATÉGIA:
Para o desenvolvimento do estudo, os procedimentos de seleção da amostra obedeceram a uma seqüência de etapas, com a intenção de se obter uma amostra sistemática-aleatória que fosse representativa da rede municipal de ensino na zona urbana. Para tanto, num primeiro momento, foi levantado o número de escolas e séries de ensino, possíveis de se obter os dados necessários. Participaram