Ex UNIP
NOTA
DINÂMICA DOS SÓLIDOS E FLUIDOS
Professor: MILTON SOARES
ATIVIDADE COMPLEMENTAR B1 - DP.
Valor: 5,0 pontos.
Nome do aluno:
RA:
Assinatura do aluno:
Turma:
Data da Prova:
INSTRUÇÕES
1. Essa atividade deverá ser entregue no dia 17/11/2011.
2. As questões deveram ser resolvidas em folha própria e conter todos os cálculos para serem corrigidas. 1. A figura a seguir ilustra uma esfera de massa m e raio R está apoiada em um plano horizontal, em local onde a aceleração da gravidade tem intensidade g. O coeficiente de atrito de escorregamento é 0,3.
Deseja-se imprimir à esfera aceleração horizontal a sem que haja rotação, aplicando-lhe uma força horizontal. A altura y indicada vale aproximadamente, em cm:
Dados: a = 1,5 m/s2 m = 4 kg g = 10 m/s2 R = 0,25 m
2. A figura a seguir ilustra um veículo com tração traseira, do qual se removeu um par de rodas. Indignado com a brincadeira, seu motorista parte do repouso e mantém o veículo movendo-se, por um período de tempo significativo, conforme ilustrado. As dimensões são d1 = 0,3 m, d2 = 0,6 m e h = 1,1 m. Adotar g
= 10 m/s2. A aceleração do centro de massa vale aproximadamente, em m/s 2:
3. Os blocos ilustrados a seguir têm massas m 1 e m2. A massa da polia é M e seu raio é r. Desprezar a massa da corda e admitir que não há escorregamento entre a corda e a polia. Considere a aceleração da gravidade local igual a 10 m/s2. A aceleração do bloco de massa m1 vale aproximadamente, em m/s2:
Dados: m1 = 10 kg
m2 = 20 kg M = 50 kg
r = 0,5 m
4. O momento de inércia da polia dupla ilustrada é 20 Kg.m2. O raio externo é R=0,60m e o raio interno é r=0,25m. O bloco de massa m=7 kg está preso à polia por uma corda e é abandonado em repouso. A velocidade angular da polia após o bloco executar deslocamento de 4 m vale, em rad/s2:
5. O esquema ilustra um paralelepípedo reto e homogêneo de altura h e base quadrada de lado L. Ele está apoiado em um plano