Ex presidiários de volta à sociedade
Resumo .............................................................................................. 4
Introdução .......................................................................................... 5
Desenvolvimento ............................................................................... 6
Conclusão .......................................................................................... 16
Referências Bibliográficas ................................................................ 17
RESUMO
As prisões brasileiras funcionam como mecanismo de oficialização da exclusão que já paira sobre os detentos, como um atestado de exclusão com firma reconhecida. Será que o investimento no processo psicológico de reintegração na sociedade desses presos seria um caminho mais fácil para acabarmos com essa ideologia de excluídos e eternamente marginalizados pelo fato de terem sidos confinados em presídios? Essa é a questão que levantaremos ao decorrer do trabalho.
Palavras-Chave: Prisões, Exclusão, Sociedade
INTRODUÇÃO
Os ex presidiários encontram muitas dificuldades em seu retorno á sociedade, uma delas é a falta de qualificação profissional, pois cursos que foram dados dentro do presídio muitas vezes não são aceitos em trabalhos formais.
Outra dificuldade que os ex presidiários enfrentam é a forma preconceituosa que são recebidos, sendo assim não conseguem reconstruir suas vidas devido a falta de oportunidades, sentindo a necessidade de voltar ao crime, se dando com isso um círculo vicioso.
Muitos ex detentos podem mostrar que realmente têm vontade de mudar de vida, mas cabe á sociedade abrir espaço para que isso seja possível.
DESENVOLVIMENTO
Com o aumento do índice de violência que vem devastando o mundo, constantes movimentos de reflexão discutem o real papel do sistema penitenciário em pleno século XXI. Para alguns acreditando que a severidade da pena imposta é preventiva, investem na reformulação das leis atuais: mais