Ex Portugu S
6 – A / 7 - C
Leia o texto para responder à questão seguinte:
Língua e fala
Na linguagem, pois, distinguem-se dois fatores – a língua e a fala. Foi Saussure o primeiro a separar e conceituar estes dois aspectos. Compara ele a língua a um dicionário cujos exemplares idênticos são distribuídos entre os indivíduos. Cada falante escolhe na língua os meios de expressão de que necessita para comunicar-se, confere-lhe natureza material, produzindo-se assim a fala.
A fala, de aplicação momentânea, é fruto da necessidade psicológica de comunicação e expressão. Porque é a realização individual da língua, torna-se flutuante e varia, pois muda de indivíduo para indivíduo, de situação para situação. Altera-se facilmente pela influência de fatores diversos – estados psíquicos, ascensão social, migração, mudança de atividade etc. Não é, porém, um fator de criação e sim de modificação. O indivíduo, pelo ato da fala, não cria a língua, pois recebe e usa aquilo que a sociedade lhe ministrou e, de certa forma, lhe impôs.
A língua tem sempre a possibilidade de fixação e sistematização em dicionários e gramáticas. É um patrimônio extenso e ninguém a possui na sua totalidade. Cada falante retém uma parte (embora grande) do sistema, que não existe perfeito em nenhum indivíduo.
(Francisco da Silva Borba. Introdução aos estudos lingüísticos)
Indique as afirmações corretas, tendo por base o texto apresentado.
1 - Língua e fala são fenômenos exatamente idênticos.
2 - A língua é comparada a um dicionário, pois é impessoal, porém comum a todos os integrantes de uma comunidade.
3 - A fala é pessoal, cada falante a produz conforme a sua vontade.
4 - A fala é invariável, mantendo-se independente da situação.
5 - Uma mudança de atividade implica uma alteração da fala.
6 - A gramática sistematiza a língua; o dicionário a fixa.
7 - Há indivíduos que conhecem e usam uma língua em sua totalidade.
Escolha uma:
a. 2 – 3 – 5 – 6
b. 1 – 2 – 3 – 4
c. 3 – 4 – 5 –