Ex Iugoslavia
INTRODUÇÃO
Muito se diz a respeito de conflitos e terrorismo. Mas é fundamental compreendermos a origem desses desentendimentos.
Neste trabalho procuramos apresentar mais fatos que ilustrarão, e enriquecerão nosso aprendizado sobre o mundo, o terrorismo e conflitos.
1. EX IUGOSLÁVIA
A Iugoslávia formou-se , em 1919, da união da Servia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e parte da Macedônia, como consequência da nova delimitação de fronteiras entre países da Europa envolvidos na I guerra Mundial.
SERVIA
Os povos servos e croatas tem a mesma origem étnicos e lingüística. A história desse povo é obscura. Sabe-se apenas que se estabeleceram a noroeste dos Balcãs por volta de 636, oriundos da Galícia.
Ate torna-se independente do sec. XII sob Estevão Nemany, a Servia esteve sob a dominação dos imperadores orientais, dos gregos e dos búlgaros. Tornou-se poderosa no sec. XV com Dusan, que conquistou a Macedonia e a Albânia. Foi subjugada pelos turcos desde a batalha de Kosovo (1389) ate 1815, quando se tornou sob Milos Obrenovic, um principado independente sob a suserania da Porta. Milan (1869), sucessor de Obrenovic, dotou a Servia de uma constituição.
Separando-se do império otomano pelo tratado de Berlim (1878), tornou-se reino em 1882 sob a dinastia dos Obrenovic. Em 1903, com o assasinato do rei Alexandre e da rainha Grega, a coroa passou para os Karadjordjevic , na pessoa do rei I. A Servia enfrentou a partir de então a hostilidade da Áustria, culminando com o assasinato do arquiduque Ferdinando por nacionalistas servos e bosnianos, o que serviu de pretexto para o inicio da I Guerra Mundial. Resistindo a princípio, os servos sucumbiam quando aos austríacos e alemães uniram-se os búlgaros. O exercito servo recompôs-se em Corfu e, com o auxilio dos aliados, expulsou os invasores. Pelos tratados de Saint-Germain-en-Laye e de Triancon, aumentou seu território, tornando-se o reino dos