Evoluções tecnológicas navais do séc 19
- Evolução das embarcações de velas para embarcações a vapor.
Em 1819 Savannah atravessou o atlântico em 4 semanas, foi a primeira viagem de um barco a vapor a atravessar o Atlântico. Sendo o primeiro barco a vapor a ser criado em 1807 por Robert Fulton nos EUA.
Após isto só se voltou a usar a tecnologia 20 anos após em dois navios ingleses que realizaram tal viagem até Nova York. (Sirius e Great Western) Foram os navios que marcaram a independência da navegação baseada em ventos.
- Criação do primeiro navio de hélice.
Em 1839 John Ericson instalou um hélice em um parafuso num navio que mais tarde atravessou o oceano atlântico em 40 dias.
As vantagens de se ter a propulsão nas hélices são das mais variadas, dentre elas se destacam o fato da melhor transmissão de força, da menor complicação para criar ou reparar o sistema, e também o de ser mais difícil de danificar.
- Nellie Bly dá a volta ao mundo em 72 dias
Nellie Bly atravessa todo o planeta em 72 dias a bordo do navio SS Augusta Victória (1888).
Um Navio de duas hélices, de propulsão a vapor, um dos primeiros da categoria de luxo.
“Em 1820 a Inglaterra lançou ao mar o primeiro navio de ferro. Em 1783 foi lançado o primeiro navio movido a vapor. Em 1819 o Savannah, contando com rodas de pás, cruzou o Atlântico, da Inglaterra para os Estados Unidos. Em 1845 deu-se a substituição das rodas propulsoras por hélices. Em 1870 generalizou-se o uso do aço em navios. Em 1890 foi lançado o primeiro quebra-gelo, o Murtaja. Em 1897 foi apresentado ao mundo o primeiro navio a turbina. Em 1911 entrou em serviço o primeiro navio a diesel inventado pelo engenheiro alemão Rudolf