Evolução
Usinas elétricas e hidrelétricas surgiram mais ou menos na mesma época, no fim do século XIX. Em 1878, Cragside, a residência do inventor britânico Lord Armstrong em Northumberland, tornou-se a primeira casa alimentada por uma usina hidrelétrica. Dois anos depois, a cidade de Grand Rapids, no Michigan, conectou uma turbina de água a um dínamo Brush, um tipo antigo de gerador elétrico desenvolvido por Charles F. Brush. Essa combinação criou energia suficiente para iluminar teatros e fachadas de lojas. Em 1881, outro dínamo Brush conectado a uma turbina em um moinho de farinha forneceu iluminação de rua em Niagara Falls, Nova York.
A primeira usina de energia hidrelétrica foi aberta em Appleton, Wisconsin, em 1882, no Rio Fox. O proprietário de um moinho de papel local ligou uma turbina movida a água a um gerador. A primeira usina produziu apenas 12,5 quilowatts de eletricidade, o suficiente para alimentar dois moinhos de papel e a casa do proprietário do moinho. Em 1886, uma usina maior, com energia suficiente para alimentar o sistema de bondes elétricos de Appleton, substituiu a usina original.
A energia hidrelétrica cresceu rapidamente depois disso. Em 1886, havia 45 usinas hidrelétricas nos Estados Unidos. Em 1889, 200 usinas estavam gerando eletricidade usando água para produzir parte ou toda a energia.
Ao mesmo tempo, usinas hidrelétricas foram abertas em todo o mundo. A Itália construiu sua primeira usina hidrelétrica em 1885 em Tivoli, nas montanhas na região de Roma. A usina inicialmente alimentava as luzes de uma cidade próxima. Mas, em 1892, uma segunda usina no mesmo local fornecia energia para Roma, a primeira transmissão a longa distância na Itália.
Outros países com boas condições para a geração de energia hidrelétrica logo construíram suas usinas. Canadá, França, Japão e Rússia estiveram entre os primeiros. No período de 1900 a 1950, o uso de energia hidrelétrica aumentou rapidamente.
Quando as primeiras usinas de energia hidrelétrica foram