Evolução
Biologia – Prof. Pedro Freire
Hiago Ferreira Pereira
Evolução
Santa Inês
12/2010
Evolução no ramo da biologia é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Características hereditárias é a expressão génica de genes que são passados aos descendentes durante a reprodução. Mutações em genes podem produzir características novas e/ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Estas novas características também podem surgir da transferência dos genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias se tornam mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não aleatória através de seleção natural ou aleatoriamente através de deriva genética.
A evolução biológica consiste na mudança das características hereditárias de grupos de organismos ao longo destas gerações. Grupos de organismos, denominados populações e espécies são formados pela divisão de populações ou espécies ancestrais; posteriormente os grupos descendentes passam a se modificar de forma independente. Portanto, numa perspectiva de longo prazo, a Evolução é a descendência com modificações de diferentes linhagens a partir de ancestrais comuns.
Embora muitas vezes relacionada com progresso, a palavra evolução no sentido biológico não tem esta conotação. Darwin não se referia às suas teorias como teorias evolutivas e tinha o cuidado de evitar termos como "superior" e "inferior". Infelizmente, ainda é comum se observar como as pessoas relacionam a evolução biológica com progresso, superioridade.
A Teoria da Evolução é um conjunto de afirmações a respeito dos processos da Evolução tidos como causadores