evolução e sexualidade
Itaberaba-BA, 10 de Junho de 2014
Evolução e Sexualidade: O que nos fez humanos
- A autora do livro, Clarinda Mercadante, expôs o processo evolutivo do homem, de inicio usando como base a evolução vinda dos macacos, destacando as mudanças comportamentais e físicas durante sua jornada de sobrevivência em prol da adaptação apresentando pontos afirmativos sobre essa questão.
Após cita características e importância da sexualidade, não só humana, nos apresentando várias curiosidades que se tornam construtivas em nossa vida. Ou seja, faz um enredo sobre todo o ser humano começando da evolução, passando pela sexualidade e evolução, onde são inter-relacionadas na sociedade contemporânea.
- A autora mostra nossa evolução através do macaco, as nossas semelhanças e apresenta provas em relação a isso. Com isso refere-se e cita a teoria da evolução de Darwin (a seleção natural), onde os indivíduos mais adaptado a determinada condição iriam sobreviver em certo ambiente, pois ao longo do tempo passamos por milhares de transformações com objetivo de adequação e vai dando exemplos das nossas características perdidas com o tempo, como por exemplo, a evolução do crânio, que antes era muito menor do que os dias atuais.
- As diferenças sexuais sempre foram valorizadas ao longo dos séculos, mas as transformações sócias, culturais e tecnológicas veem mudando a perspectiva de muitos e estamos cada vez mais próximos da igualdade. A mulher no inicio era responsável por 60% da alimentação nas tribos (com a coleta de raízes e frutas) deixando os outros 40% responsável pelos homens com a caça, sendo assim, possuíam grande importância entre os mesmos. O tempo foi passando e evolui-se o cultivo, precisando então de mais força para certos tipos de colheitas e plantações, com isso, a mulher deixou esse seu papel de lado deixando esse trabalho na mão dos homens. Graças a essa mudança, a mulher ficou responsável apenas pela casa e educação dos