Evolução urbana na cidade de são paulo
“Trata-se de uma tentativa de apresentar e interpretar fatos do passado, que de uma ou outra forma se entrosam com os do presente, propiciando melhor compreensão dos fatos atuais da organização do espaço.”
(PETRONE, 1995)
O Início
• No começo era só uma vila, hoje e uma das maiores cidades do mundo. A cidade de São Paulo nasceu bem pequena no alto de uma colina chamada Piratininga, no ano de 1554, com a chegada dos jesuítas, que se instalaram entre o Anhangabaú e o rio Tamanduateí e começaram a desenvolver o trabalho de catequese com a população indígena.
• Durante mais de um século, a vila de São Paulo de Piratininga não passava de três ruas, sendo elas: a Rua Direita, Rua São Bento e a Rua do Rosário (atual 15 de Novembro). Nas três ruas existentes na cidade encontrava-se o comercio, assim como até hoje. Porém muito mais expandido, mas segue a tradição.
Rua Direita
Rua São Bento
Rua do Rosário (atual 15 de Novembro)
OS MARCOS HISTÓRICOS DA CIDADE
“Uma leitura dos marcos históricos de uma cidade possibilita uma maior compreensão do seu presente” (KOK, 2004)
Nas últimas décadas São Paulo tem sofrido mudanças muito grandes, e mesmo assim ainda preserva alguns pontos que fazem parte de sua história. São espaços e edificações de diversos tipos, como públicas, comerciais, religiosos, esportivos, ou simplesmente fundações. Esta cidade que cresceu tão rapidamente sofreu mudanças não somente temporais, mas também de degradação muito acelerados.
Pátio do colégio
A catedral da Sé
A CIDADE NO TEMPO DO IMPÉRIO
Jardim da Luz
A faculdade de direito
Os bairros operários
Brás, Bexiga, Barra Funda, Belenzinho, Mooca, Lapa, Luz, Vila Mariana e Ipiranga. Os bairros operários eram localizados longe do centro, e caracterizavam-se pela falta de infraestrutura e a pobreza. Nestes bairros as famílias moravam tanto em casas de pau-apique, quanto em cortiços, e além destas formas de