Evolução tumoral
DESENVOLVIMENTO PASSO A PASSO DO TUMOR
As neoplasias se desenvolvem decorrente de várias alterações genéticas e epigenéticas que ocorrem em um período de tempo relativamente longo. O resultado dessas alterações é o tumor. A evolução, passo a passo, dos tumores tem sido estudada completamente na maioria dos carcinomas. Existem inúmeros carcinomas que se desenvolvem de forma previsível e ordenada. Por exemplo, o carcinoma de células escamosas se origina do epitélio das pálpebras de muitas espécies de animais, incluindo bovinos, cavalos, gatos e cães. As fases de desenvolvimento desses tumores são iguais em todas as espécies: hiperplasia epidérmica, carcinoma in situ e carcinoma invasivo. Estudos de carcinoma de células escamosas induzidos na pele de camundongos revelaram uma morfologia semelhante e tem levado a um modelo detalhado das fases passo a passo do desenvolvimento do carcinoma. (MCGAVIN, 2009, p.265).
Os atributos fenotípicos de uma célula maligna são: * Mitoses descontroladas. * Alterações na superfície das células, favorecendo a invasão e a metástase. * Produção de proteínas embrionárias. * Desvio do metabolismo para vias anormais.
Essas alterações são adquiridas gradualmente, e acontecem devido às mutações genéticas. Este processo é chamado evolução tumoral, que ocorre com o acúmulo de lesões genéticas na célula tumoral.
A maior parte dos tumores malignos se desenvolve a partir de uma célula mãe que tem várias mutações genéticas. Essas mutações não letais indutoras de câncer são adquiridas nas células somáticas por meio de substâncias químicas, radiação ou vírus.
INICIAÇÃO
A iniciação é o primeiro passo para introduzir uma alteração genética irreversível nas células basais da pele sob ação de agentes iniciantes mutagênicos ou iniciadores. Os iniciadores são carcinógenos químicos ou físicos que lesionam o DNA. A indução de mutação requer não somente a introdução de lesão ao DNA, mas também um pareamento defeituoso do