Evolução transporte e logística
Evolução do Transporte
Quando o homem morava em cavernas não existia o trânsito movimentado de nossos dias. Na verdade, ele andava mesmo era a pé. Mas ia longe, viajando com os pés descalços dias e dias atrás dos alimentos essenciais à sua sobrevivência. Mas, de qualquer modo, como ele vivia com sua tribo, já naquela época desenvolvia o trânsito entre os seus semelhantes, certamente cuidando para não colidir com os outros. Com o abandono da vida nômade e puramente extrativista, o homem deu início às atividades produtivas organizadas. Com a produção especializada e a troca de excedentes com tribos vizinhas, surgiram três das mais importantes funções logísticas: o estoque, a armazenagem e o transporte. Há cerca de 6.000 anos, civilizações como as da Mesopotâmia e do Egito já utilizavam princípios de movimentação para controlar as cheias dos rios e irrigar cidades e lavouras. Edificações como a pirâmide de Gizé e os jardins Suspensos da Babilônia demandaram toneladas de pedras que precisavam ser deslocadas por longos percursos, mobilizando centenas de trabalhadores com necessidades diárias de suprimentos diversos.
Com a necessidade de outro tipo de alimentação, fez com que surgisse a jangada, permitindo assim a pesca. Este se constitui como um dos primeiros meio de transporte utilizado pelo homem. Com as jangadas surgiu uma evolução de transportes marítimos tais como, a canoa, o barco e as naus, sendo estas últimas utilizadas pelos descobridores dos caminhos marítimos.
Um dia o homem primitivo descobriu que poderia montar num animal para se deslocar no seu ambiente. Ele percebeu que era mais confortável e mais rápido andar sobre o dorso de um animal do que sobre seus próprios pés. Só muito tempo depois de começar a usar os animais como meio de transporte é que o homem acabou inventando a roda.
O cavalo constituía-se em uma grande opção de transporte. Servia para deslocamentos rápidos no pequeno núcleo urbano