evolução placas de video
A placa de vídeo é o periférico responsável por gerar e enviar imagens para os monitores. Enquanto a GPU, a memória e outros componentes são encarregados de lidar com os dados a serem processados.O trabalho de uma placa de vídeo é complexo, mas seus componentes e princípios são fáceis de entender
Informações básicas sobre as placas de vídeo
imagem
A CPU trabalha em conjunto,e envia informações sobre a imagem para a placa de vídeo. Então a placa decide como usar os pixels na tela para criar a imagem, enviando depois essa informação para o monitor através de um cabo.
Criar imagens a partir de dados binários,Para criar uma imagem 3-D, a placa de vídeo desenha primeiro as bordas da imagem com linhas simples. Depois, ela preenche a imagem, criando os pixels restantes. No fim, ela também adiciona efeitos de luz, texturas e cores.Sem uma placa de vídeo para executar os cálculos necessários, o trabalho poderia sobrecarregar o computador.
As placas de vídeo cumprem essa tarefa utilizando quatro componentes principais:
uma conexão com a placa-mãe para trocar dados e alimentação de energia; um processador para decidir o que fazer com cada pixel na tela; memória para armazenar informação sobre cada pixel e para salvar temporariamente imagens completas; uma conexão com o monitor para você poder ver o resultado final.
Semelhante a uma placa-mãe, a placa de vídeo é uma placa com circuito impresso que abriga um processador e memória RAM. tem um chip com sistema de entrada/saída, chamado BIOS, que armazena as configurações da placa, diagnósticos da memória e dados de entrada e saída durante a inicialização.
graphics processing unit - GPU é semelhante a uma CPU. A diferença é que a GPU foi criada especificamente para executar complexos cálculos matemáticos e geométricos necessários para a renderização gráfica.
As empresas ATI e nVidia produzem a grande maioria das placas de vídeo disponíveis no