evolução industrial
A evolução técnica foi o cerne da Revolução Industrial, mas não seu elemento único. Considerando que o termo revolução, em seu significado histórico, indica um conjunto de transformações profundas, a Revolução Industrial corresponde plenamente a essa acepção.
No plano técnico, houve alterações não apenas na produção de bens de capital (máquinas, equipamentos) e de artigos de consumo, como também nas técnicas agrícolas e nos meios de transporte. Mas, acima de tudo, a Revolução Industrial foi marcada pelas modificações econômicas e sociais. E acarretou ainda mudanças no campo político, intelectual e comportamental.
A Revolução Industrial foi, portanto, um acontecimento histórico de enorme amplitude, implicando transformações tão extensas que merecem ser denominadas revolucionárias.
Anteriormente, as organizações eram pequenas e simples. Com a revolução industrial, a força braçal foi substituída por grandes maquinas. Que obtinham uma produção maior em menos tempo.Gerando mais lucros. Nesta época, houve um crescimento desordenado na industria. As organizações limitavam-se somente em produzir mais e em economizar na mão de obra. Não havia um estudo, preparo ou se quer um planejamento. Gerando uma péssima administração.
Devido ao repentino crescimento das empresas, fez-se necessário, uma administração diferente a que estava sendo usada. Frederick Winslow Taylor idealizou a chamada Escola da Administração Científica. Baseada na ênfase das tarefas, sendo orientada de baixo para cima, ou seja, do operário para o supervisor e gerente.
A teoria trazida pro Taylor, que tem como conceito básico, a organização racional do trabalho, foi fundamental na substituição