Evolução - Ideias de Lamarck e Charles Darwin
Nesse processo de adaptção, alguns órgãos são utilizados mais que outros. O uso contínuo de um órgão ou parte do corpo faz com que este se desenvolva e seja apto para o correto funcionamento, e o desuso de um órgão ou parte do corpo faz com que este se atrofie e com o tempo perca totalmente sua função no corpo do indivíduo. Estas mudanças são transmitidas aos descendentes através do que ele chamava de Transmissão das Características Adquiridas.
Larmarck utilizava como exemplo o crescimento do pescoço da girafa. Segundo ele, devido ao esforço da girafa para comer as folhas das árvores mais altas o pescoço do mesmo acabou crescendo, e as características adquiridas neste processo foram transmitidas para as girafas que conhecemos atualmente.
Charles Darwin foi um naturalista inglês e nasceu no mesmo ano em que a teoria de Lamarck foi publicada. Darwin era filho de um Físico que morreu quando ele tinha 8 anos. Charles ingressou na faculdade de medicina, mas abandonou logo após praticar uma cirurgia sem anestesia. Ele também, a pedido de seu pai, tenta tornar-se clérigo da Igreja da Inglaterra, mas vida religiosa não lhe agrada.
Em 1831, Charles aceita o convite para tornar-se membro de uma expedição científica a bordo do navio Beagle. Assim, Darwin passa cinco anos navegando pela costa do Pacífico e pela América do sul. Durante este período, o Beagle aportou em quase todos os continentes e ilhas maiores à medida que contornava o mundo, inclusive no Brasil. Em todas essas paradas que fazia, Charles colecionava e observava as diversas espécies de seres.
Ao analisar tudo isso, Charles desenvolveu a Teoria da Evolução. Nessa teoria, Charles diz que todas as