evolução humana
Australopithecus: 4,2-1,0 milhões de anos
Podiam caminhar erguidos, ainda que não por muito tempo. Estatura alcançava 1,5 m. Seu cérebro era pequeno e suas mandíbulas, grandes, comparadas ao crânio.
Alimentavam-se de frutos, sementes e raízes. Viviam na África, na savana ou em bosques abertos.
Homo habilis: 1,9-1,8 milhão de anos
Também caminhavam erguidos. Seu cérebro era um pouco maior que o dos Australopithecus, suas mandíbulas grandes, em proporção com seu crânio.
Dieta carnívora. Habitavam a savana africana. Fabricavam ferramentas de pedra muito rudimentares. Homo erectus: 1,8 milhão de anos - 300 mil anos
Sua postura natural era erguida. Seu cérebro era muito maior que o do Homo habilis, e sua mandíbula, um pouco mais reduzida.
Dieta onívora. Distribuição ampla: habitou zonas quentes e frias. Dominou o fogo e fabricou ferramentas um pouco mais elaboradas.
Homo neanderthalensis: 150 mil - 30 mil anos
Muito parecidos com os seres humanos atuais, ainda que com aspecto mais tosco. Seu cérebro era maior, e a mandíbula, mais forte. É uma espécie irmã da espécie humana atual, com a qual coincide.
Seu alimento principal era a carne. Viveu em zonas frias, inclusive na tundra. Foi o primeiro hominídeo a enterrar seus mortos.
Homo sapiens: 100 mil anos até a atualidade
Ser humano atual.
Onívoro. Conquistou todos os hábitats terrestres. Primeiro hominídeo que realizou manifestações artísticas.
Paleolítico: O primeiro período da pré-história denomina-se paleolítico ou idade da pedra lascada. Inicia-se com o aparecimento do homem e termina com a revolução agrícola.
As principais características desse período são:
• Homem com aparência simiesca.
• Instrumentos rudimentares feitos de pedra lascada.
• Habitavam as copas das árvores ou as cavernas.
• Conheciam o fogo mas não faziam uso dele.
• Arte pouco desenvolvida.
• Havia preocupação com os mortos.
Neolítico: Denomina-se