Evolução Humana e Aspectos Socio-Culturais
1) A teoria da evolução ensina que qualquer alteração que ocorre na espécie é um fator de adaptação às pressões do ambiente. Tais mudanças tem o único objetivo de assegurar a sobrevivência da espécie, mas trazem posteriormente, novos hábitos ou práticas que se desenvolveram exclusivamente entre os indivíduos daquela espécie. Escolha uma das características destacadas no texto (crescimento do cérebro; habilidade manual; perda de pelos, etc) e explique como essa alteração ocasionou ou favoreceu outras práticas.
RESPOSTA
1) Com a aquisição da postura ereta e do bipedalismo há aproximadamente quatro ou cinco milhões de anos atrás permitiu aos hominídeos sobreviverem e ampliar sua área de distribuição, ao mesmo tempo que ocorria o processo de desertificação onde as vastas florestas foram sendo substituídas por campos abertos (Savanas). Estas drásticas mudanças climáticas atuaram como uma forte pressão seletiva.Portanto os indivíduos com características favoráveis a ocupação de tais campos abertos deixaram mais descendentes e assim a postura ereta e o bipedalismo foram selecionados favoravelmente. Mas será que esta mudança era eficiente inicialmente?
Dependendo do tipo de análise pois o andar ereto não é biologicamente muito eficiente, já que necessita maior gasto de energia em relação as outras formas de locomoção exibidas pelos mamíferos. Mas andar ereto gera muito calor químico resultante do esforço muscular. Então, o bipedalismo deve ser considerado uma mudança revolucionária pois livrou as mãos para outras tarefas, e provou ser uma tremenda vantagem evolutiva. Além de correr rapidamente pequenas distâncias, podemos manter uma velocidade moderada de marcha ou corrida durante um tempo surpreendente (longas distâncias). Macacos, em contraste, simplesmente não são capazes de tal esforço estendido. Eles cansam depressa e aquecem demais facilmente.
Como que os humanos possuem tal resistência? se até mesmo jovens chimpanzés, que são mais