Evolução humana Transformações corporais
Evolução humana
Transformações corporais
Evolução humana e transformações corporais
Cultura é a principal característica distintiva de nossa espécie, e é de várias maneiras um reflexo das nossas características físicas. Cultura desenvolveu-se passo a passo ao longo de nossa evolução física.
Um dos temas importantes no estudo evolutivo é a presença de artefatos culturais e evidências de práticas culturais no registro fóssil da primitiva vida humana. Evidências culturais e pistas sobre suas origens também podem ser relacionadas ao design único de nossos corpos e em nossos padrões de maturação.
O corpo humano apresenta um design notável que pode nos apontar, em grande parte, aspectos do nosso modo de vida. Algumas das habilidades mais importantes da nossa espécie podem ser observadas em características peculiares que determinam nossas vantagens especiais, limitações físicas, e o modo distinto que amadurecemos como indivíduos.
Estes aspectos se sobressaem quando comparados aos nossos parentes mais próximos, os macacos.
Inteligência é relacionada ao tamanho do cérebro. Um aspecto claro na Evolução humana é o drástico aumento no tamanho do crânio. Podemos ver na imagem à baixo o aumento da capacidade craniana ao longo de mais de 3,5 milhões de anos. O crânio de A. afarensis à esquerda possui o volume aproximado de 400 cc, (mesmo tamanho do cérebro de um chimpanzé). O crânio de Homo erectus no centro tem 1200 cc, e o crânio humano moderno, à direita tem 1400 cc. A forma do crânio também foi alterada, ampliando a área frontal e mudando as relações com o tamanho da face. Note que A. afarensis na esquerda, um hominídeo bem primitivo não tem quase nenhuma área frontal.
A figura acima, mostra da esquerda para a direita, um macaco, chimpanzé, e cérebro humano. O cérebro humano aumentou também o número e profundidade das circunvoluções.
A evidência fóssil nos permite traçar o aumento gradual do tamanho de