EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
1.1 Aspectos econômicos históricos relevantes:
A economia pode-se dizer que está dividida em três períodos principais: Prémoderno (grego, romano e árabe), Moderno (mercantilismo) e Contemporâneo.
A humanidade inicialmente vivia sem moedas e utilizava a coleta de alimentos, eram nômades. Após iniciou a economia da troca entre pessoas e povos e a fixação de um local para a moradia e produção de seus alimentos.
1.2 Aspectos econômicos atuais utilizados pela Economia:
Microeconomia e Macroeconomia.
2. PENSAMENTO ECONÔMICO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
2.1 Aspectos econômicos históricos relevantes:
Economia de subsistência e autoconsumo – Já existia troca de produtos entre pessoas e pequenos povoados.
2.2 Aspectos econômicos atuais utilizados pela Economia:
Visa a obtenção de lucros, com maior produção de bens de consumo e estimulando o consumo para gerar riquezas, alem de ser globalizado.
3. PENSAMENTO ECONÔMICO NOS TEMPO BÍBLICOS
3.1 Aspectos econômicos históricos relevantes:
A humanidade deixou de ser nômade e começou a se fixar em comunidades, cultivando produtos para sua subsistência e domesticando animais, onde os da família herdavam os bens de seus antecessores.
3.2 Aspectos econômicos atuais utilizados pela Economia:
Grandes e pequenas indústrias para a transformação da matéria prima produzida pela economia primária e posterior distribuição nas cidades (pequenas e grandes) utilizando-se dos produtos para obter lucros financeiros.
4. INSTITUTOS JURÍDICOS E ECONÔMICOS COM ORIGENS NA ANTIGÜIDADE
4.1 Aspectos econômicos históricos relevantes:
Surgiram no reinado de Salomão, onde foi estipulado a cobrança do Dízimo, já existiam regras para o comércio e punições para os que transgredissem as mesmas. Mas as leis econômicas iniciaram-se em 1776 com o inicio da ciência econômica. 4.2 Aspectos econômicos atuais utilizados pela Economia:
Existem