evolução histórica do pensamento econômico
R=Nos tempos bíblicos, que abrange os princípios emanados do Antigo Testamento (2500 a 125 a.C.) e do Novo Testamento , no primeiro século da era cristã , embora ainda bastante reduzida a atividade econômica,surgiam os embriões dos conceitos de propriedade, herança,salário, tributos, moeda e práticas comerciais.
2. Existiram escolas econômicas na Antiguidade?
R= Não existia teorias ou escolas econômicas. Surgiu o trabalho escravo. Na antiguidade a atividade econômica era autárquica, pois o meio rural produzia todos os meios necessários para sua sobrevivência e abastecia as necessidades das cidades.
3. Quais as principais contribuições que se pode extrair das obras de Platão, Aristóteles e Xenofonte?
R= magno
4. Quais as principais fases da economia medieval?
R= A produção feudal própria do Ocidente europeu tinha por base a economia agrária, de escassa circulação monetária, autossuficiente. A propriedade feudal pertencia a uma camada privilegiada, composta pelos senhores feudais, altos dignitários da Igreja, (o clero) e longínquos descendentes dos chefes tribais germânicos. As estimativas de renda per capita da Europa feudal a colocam em um nível muito próximo ao mínimo de subsistência.
Quais as principais características da economia na Idade Média?
R=Com a queda do Império Romano, no ano 476, teve início uma importante fase da história humanidade, conhecida por Idade Média. A economia feudal deve ser dividida basicamente em dois blocos: alta idade média e baixa idade média.
Durante a alta idade média, que transcorreu entre o século V ao século XI, devido, principalmente a instabilidade política, fruto das invasões bárbaras, a economia feudal caracterizou-se pela autossuficiência. Isto significa dizer que o feudo buscava produziu tudo que era necessário para a manutenção da comunidade. A quase inexistência de comércio impedia que houvesse um abastecimento externo ao feudo.
Assim, as principais atividades