Evolução histórica da contabilidade
RESUMO
O objetivo deste trabalho é mostrar o quanto a ciência contábil evoluiu e quais foram os maiores impactos ocasionados por essa evolução. Segundo o site “Portal de Contabilidade”, foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros contábeis, a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo e de produção. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, havia, também, uma preocupação em saber quanto esses valores poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses. Dando início, a partir daí, aos primeiros registros.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE 5
3. PERÍODO ANTIGO 6
4. PERÍODO MEDIEVAL 7
5. PERÍODO MODERNO 8
6. PERÍODO CIENTÍFICO 9
7. CONCLUSÃO 12
8. FONTES 13
1. INTRODUÇÃO
A história da contabilidade foi tida, pelos primórdios, como a arte da escrituração mercantil, pois, utilizava-se de técnicas específicas que, com o passar do tempo, foram se aperfeiçoando e do mesmo modo, ficando mais complexas. Algumas dessas técnicas são aplicadas até hoje, como por exemplo: o método das partidas dobradas (débito e crédito).
A origem da contabilidade está ligada à necessidade de registro de comércios. Conforme o homem enriquecia, a demanda por técnicas para controlar e preservar seus bens também aumentava. Com o surgimento das primeiras administrações, aparecia a necessidade do controle que não poderia ser feito sem os tais “registros”. O desenvolvimento do papel e do cálamo (pena de escrever) facilitou o registro das informações sobre negócios.
As trocas de bens e serviços eram seguidas de