Evolução historica da produção
Historicamente a Administração da Produção é abordada de forma sistemática a partir de 1776, mas ao longo de sua história, o ser humano sempre produziu bens com a finalidade de atender as suas necessidades e desejos. De inicio, começou a produzir machados de pedra, pontas de lanças e outros objetos para facilitar a sua sobrevivência. Posteriormente ao descobrir o fogo e os metais, pôde fazer instrumentos de trabalho mais aperfeiçoados. A descoberta do ferro e a possibilidade de transformação dessa matéria prima em objeto representaram para o ser humano, grandes avanços no aperfeiçoamento de seus instrumentos de trabalhos: (foices, facões, lanças, machadinhas, correntes etc.). O aperfeiçoamento dos instrumentos de trabalho, que é fruto do desenvolvimento tecnológico deu ao ser humano um maior poder sabre a natureza. Ele pôde, assim, interferir de forma maior e mais acentuada na natureza e com isso transformá-la mais intensa e profundamente, assim o ser humano passou da idade da pedra para a idade dos metais até chegar aos dias atuais numa evolução tecnológica espetacular.
Com a revolução industrial em 1700, o mercado mundial foi invadido por uma grande quantidade de máquinas que aumentaram a produção dos produtos em grande escala. O primeiro país a se industrializar-se foi à Inglaterra, ocorreu um desenvolvimento ao qual nos referimos como Revolução Industrial. Este avanço envolveu dois elementos principais: a difundida substituição da força humana e da água pela força mecanizada e o estabelecimento do sistema fabril, no final do século XVIII. Logo após, os demais países começaram também a se industrializar, o desenvolvimento da indústria e a crescente separação entre propriedade e administração levaram ao aparecimento do administrador.
Nas últimas décadas do século XX, aconteceram outras grandes transformações tecnológicas agora provocadas pelo aumento do uso de computadores e robôs nas fábricas. Assim, o trabalho humano,