Evolução historica da contabilidade
TEORIA DA CONTABILIDADE
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
A evolução Histórica da Contabilidade
1-Período Antigo – o Início
O homem sempre teve a necessidade de mensurar suas conquistas.
As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, com os primeiros desenhos e gravações.
Desde o início da civilização, assim que deixamos a prática da caça e nos voltamos a agricultura e pastoreio, uma organização econômica se fez necessária para organizar a vida comunitária, surgindo as divisões e ideia de propriedade.
Desta forma, cada indivíduo criava sua riqueza ao longo da vida. Riqueza esta, que passava de pai para filho, e é deste termo (peter, patris) que vêm o significado da palavra Patrimônio. Hoje a palavra é utilizada para denominar quaisquer valores, mesmo que não tenha sido herdado.
O controle destes bens é feito por agrupação de acordo com a natureza: bois, cabras, metais, escravos, etc. O próprio significado da palavra “conta” é o agrupamento de itens de mesma espécie.
A Contabilidade nasceu junto com o comércio. As primeiras cidades comerciais eram dos Fenícios (1500 a 300 anos A.C), mas as principais cidades da Antiguidade também exerciam práticas comerciais. Eles foram os primeiros a se utilizarem da escrita para registrar os eventos contábeis.
Os Sumérios (3100 anos A.C) se utilizavam de gráficos simplificados, combinando figuras e quantidades. Assim, gravavam uma imagem do animal que queriam quantificar e faziam o controle das cabeças.
Mas a ideia da Contabilidade pode ser registrada ainda mais antigamente: A sociedade egípcia colaborou muito com os historiadores, com registro de 6000 anos A.C.
Foram, provavelmente os primeiros a utilizar valor monetário em seus registros. A moeda era o “Shat”, cunhada de ouro e prata.
Os registros iniciavam-se com a data, nome da conta, valores unitários e totais, transporte, se ocorresse, sempre em ordem cronológica de entradas e saídas. Eram