Evolução Gestão de Pessoas
O RH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. As empresas perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões. Tratar as pessoas como recursos organizacionais é um desperdício de talentos e de massa encefálica produtiva.
Assim, hoje, fala-se em Gestão de Pessoas e não mais em recursos humanos, para proporcionar essa nova visão das pessoas (não mais como meros funcionários remunerados em função do tempo disponibilizado para a organização), mas como parceiros e colaboradores do negócio da empresa.
AS MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO
O século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, sua administração e seu comportamento. E, sem dúvida alguma, essas mudanças marcaram a maneira de administrar as pessoas.
Dessa forma, podemos visualizar ao longo do século XX, três eras organizacionais distintas: a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da
Informação, cada uma com suas filosofias e práticas de lidar com as pessoas.
ERA INDUSTRIAL CLASSICA É o período logo após a Revolução Industrial (Iniciada na Grã-Bretanha em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX) e que se estendeu até meados de 1950 envolvendo a primeira metade do século XX. O fenômeno da industrialização estendeu-se mundialmente, surgindo assim os países desenvolvidos ou industrializados. permitia que as organizações se introvertessem e se preocupassem com os seus problemas internos de produção A eficiência era a preocupação básica e para alcança-la eram necessárias medidas de padronização e simplificação, bem como especialização de mão-de- obra para permitir escalas de produção maiores e a custos menores. O modelo organizacional baseava-se em um desenho mecanístico típico da
lógica