Evolução eletrônica da Computação
A Computação surgiu com a tentativa do homem de facilitar os meios de como eram feitos os cálculos na época, por isso podemos dizer que a história da computação não está ligada a computadores e sim a matemática.
Tudo começou aproximadamente no ano de 5500 a.c. com o surgimento da primeira máquina de contagem chamada Ábaco que é basicamente um conjunto de varetas de forma paralela, que contém pequenas bolas que realizam a contagem.
Posteriormente surgiram outras formas pouco mais avançadas mais nenhuma tão inovadora. Até que no ano de 1642 o matemático francês Blaise Pascal desenvolvel o que pode ser chamado de primeira calculadora eletrônica da história.
A próxima grande inovação foi Babbage criada por George Boole, que consiste em um sistema lógico que reduzia a representação de valores através de dois algarismos: 0 ou1. Com o passar dos anos foram feitos aprimoramentos e na primeira metade do século XX, vários computadores mecânicos começaram a ser desenvolvidos, sendo que com o passar do tempo, componentes eletrônicos foram sendo adicionados aos projetos. Mais tarde por volta dos anos 50 começaram a se r desenvolvidos computadores digitais que não envolviam componentes analógicos com base no seu funcionamento. Nascia então a computação moderna. A primeira geração de computadores modernos tinha como principal característica o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes. Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por transístores, o que diminuiu o tamanho do hardware.Já a Terceira geração foi marcada pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo. Desta maneira, as máquinas se tornaram mais velozes, com um número maior de funcionalidades. O preço também diminuiu consideravelmente. A quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores