Evolução dos Sistemas Operativos
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR
Evolução dos Sistemas Operativos
Fevereiro 2013
Como evoluíram os SO de desktop Microsoft (XP, Vista, Win7)
1975–1981: arranque da Microsoft
Os co-fundadores da Microsoft, Paul Allen (à esquerda) e Bill Gates (à direita).
Em 1975, Gates e Allen formam uma parceria chamada Microsoft. Tal como a maioria das start-ups, a Microsoft começa como uma pequena empresa, mas com uma enorme visão: um computador em cada secretária e em cada casa. Nos anos seguintes, a Microsoft começa a mudar a nossa forma de trabalhar.
Os primórdios do MS-DOS
Em junho de 1980, Gates e Allen contratam Steve Ballmer, um antigo colega de turma em Harvard, para ajudá-los a gerir a empresa. No mês seguinte, a IBM sonda a Microsoft relativamente a um projeto com o nome de código "Chess" (xadrez). Em resposta, a Microsoft concentra-se num novo sistema. O novo sistema operativo é batizado "MS-DOS".
Em 1981, ano em que o MS-DOS é comercializado, este sistema apresenta uma linguagem inédita ao grande público. Escrever “C:” e vários comandos crípticos tornam-se gradualmente parte do trabalho diário. As pessoas descobrem a tecla da barra invertida (\).
O MS-DOS é eficaz, mas também se revela difícil de compreender para muitas pessoas. Tem de existir uma forma mais eficaz de conceber um sistema operativo.
Curiosidade: MS‑DOS corresponde a Microsoft Disk Operating System.
1982–1985: apresentação do Windows 1.0
A Microsoft desenvolve a primeira versão de um novo sistema operativo. Interface Manager é o nome de código e igualmente considerado para o nome final, mas a designação Windows prevaleceu por descrever melhor as caixas ou "janelas" (windows) informáticas que são parte essencial do novo sistema. O Windows é anunciado em 1983, mas demora algum tempo a ser