Evolução dos Sistemas de Administração
É mais fácil compreender as razoes para o surgimento da administração estratégica e os problemas associados a sua implantação na empresa dentro de uma perspectiva histórica.
O que ocorreu nos Estados Unidos parece ser semelhante ao que houve em outros países “capitalistas” desenvolvidos, mas, naturalmente, as datas variam de um país a outro. A preocupação com a queda das taxas de crescimento em decorrência da demanda, que provocou o interesse pelo planejamento estratégico nos Estados Unidos na década de 1950 não chegou à Alemanha a não ser muito recentemente, e só agora parece ter atingido o Japão.
1.1.1. A PRODUÇÃO EM MASSA
A invenção tecnológica deu-se paralelamente à invenção social de uma das organizações mais bem sucedidas e influentes da história – a empresa.
A empresa surgira como um instrumento central e privilegiado de pregresso social. Os primeiros empresários industriais devotaram a maior parte de suas energias à criação de tecnologia moderna de produção. A ideia anterior era dominar ou absorver o concorrente, em vez de enfrenta-lo diretamente no mercado. Portanto, o marketing moderno, como o conhecemos hoje, ainda estava por ser desenvolvido.
De 1900 em diante, a atenção voltou-se para o desenvolvimento e a consolidação da estrutura industrial criada durante a Revolução Industrial. Esse novo período, que durou ate a década de 1930 tem sido chamado da era da produção em massa.
A concepção de marketing era direta e simples: a empresa que oferecesse um produto homogêneo ao preço mais baixo sairia vencedora. Henry Ford, disse a seu pessoal de vendas: “Deem-no |o Modelo T| a eles quem qualquer cor, desde que seja preto”.
Havia inúmeros problemas a serem resolvidos, mas a preocupação com desafios estratégicos não era um deles. O incentivo à diversificação a novo ambientes atraia apenas as empresas mais aventureiras. Estava evidente que as companhias siderúrgicas pertenciam à “industria do aço” e as companhias de