Evolução dos correios
-Correios de PortugalCinco séculos de história
Trabalho efectuado por: Maria João Tristão Fonseca 12/03/2012
Índice 1. Introdução 2. O Correio-Mor 3. Serviço da Mala-Posta 4. Serviço Porta-a-Porta 5. Reforma Postal 6. Tipos de correspondência 7. As datas do
Correio(cronologia)
8. Conclusão 9. Bibliografia
1
1.Introdução
A origem dos correios de Portugal (CTT-Correios, Telégrafos e Telefones) remonta ao ano de 1520 tempos em que a monarquia reinava em Portugal e em que os transportes eram feitos a pé, a cavalo ou carruagens. Depois o transporte começou a ser feito por comboio, automóvel, depois de barco tendo sido substituído pelo avião e actualmente pela internet. Este trabalho visa relatar a evolução dos correios desde 1520 até aos nossos dias.
2
2.O Correio-Mor
Foi em 1520, que el rei D. Manuel I fundou o primeiro serviço de correio público de Portugal, tendo sido para isso o Cargo de Correio-Mor.¹ Desde aí os correios puderam ser utilizados tanto pela coroa como pelos particulares. Entre os anos de 1520 e 1797, cabia ao Correio-Mor a responsabilidade pela organização e funcionamento dos serviços de correio público. Entre 1520 e 1606, os Correios-Mores eram nomeados pela Coroa.
3
Em 1606, Luís Gomes da Mata (importante fidalgo da corte), compra o ofício de Correio-Mor, que permanece na família Mata até 1797.
¹.
O Correio-mor era um ofício postal criado pelo rei de Portugal D. Manuel I em
6 de Novembro de 1520, através de uma Carta Régia, a qual entregava a gestão desse serviço a Luís Homem. A criação desse tipo de serviço postal se deu pela necessidade da nobreza e da burguesia portuguesas de manterem intensos contactos com outros estados e mercadores devido à emergência de Portugal como primeira potência marítima do orbe terrestre. O ofício de correio-mor era público, o que dava a qualquer súdito a prerrogativa de utilizá-lo mediante um pagamento estipulado. O cargo esteve sujeito à nomeação do rei até