Evolução dos computadores
Os sistemas de computação tomaram conta do comércio, indústria e agropecuária desde 1960, e evoluindo a cada dia se tornando mais inteligentes e práticos, são um conjunto de vários subconjuntos que no final se tornam uma coisa só. Um sistema de computação é definido por ser um conjunto de tarefas a serem executadas de forma ordenada a fim de conseguirem objetivos distintos, conforme a necessidade a que se propõe o sistema. Existem bilhões de tipos de sistemas com objetivos diferentes, mas de uma forma genérica, o objetivo principal seria a analise de dados previamente inseridos, o tratamento dos mesmos de forma que venham a nos devolver informações referentes ao que o sistema se propõe a fim de agilizar tarefas e tomadas de decisões, e podemos dividir em duas categorias principais:
Hardware (periféricos e componentes). É a parte física do computador, tudo que podemos tocar é hardware. CPU, Memória, dispositivos de armazenamento (HD) e dispositivos de entrada e saída (monitor, teclado, impressoras, etc.)
Software ( sistemas operacionais e aplicativos). É a parte lógica do computador, responsável pelo funcionamento e operação do computador, Sistemas Operacionais, Aplicativos, etc.
O marco para o surgimento dos computadores pessoais foi com a chegada do Microprocessador, compactando a estrutura dos computadores tornando-os menores e muito mais leves, o surgimento de pequenos chips de controle e processamento tornou a informática muito mais acessível, além de oferecer uma enorme gama de novas possibilidades para os usuários. Após vieram os Notebook, mas surgiram como objetos de luxo, sendo caros e de pouca abrangência comercial.
Computadores pessoais:
Desktops
Conceito de Inovação, de grande Impacto e design, a expansão começou por volta dos anos 70 e continuou evoluindo até os dias de hoje, surgiram os sistemas operacionais gráficos, capacidade de cálculos instantâneos.
- 1977: Apple II, o primeiro doméstico, foi ele que deu