Evolução dos Computadores
Divaldo Barros
50030018
EI-A
Neste trabalho irei falar da história da Informática do séc. XIX, que foi uma época onde foi criada a primeira Máquina Diferencial, por Charles Babbage
(1791-1871), o projeto da Máquina Analítica, a utilização da Álgebra Booleana nos circuitos telefónicos e em computadores e a criação do Comptómetro. Foi uma época de evolução científica, onde notava-se bastantes inovações no mundo da
Informática e da computação
Começando pela Máquina Diferencial, idealizada em 1820 por Charles Babbage, um professor considerado o "pai" da informática moderna, a máquina diferencial pretendia calcular e deixar escritas tabelas matemáticas. Era assim chamada porque se servia do "método das diferenças", que consiste em basear todo o calculo na adição, por muito complexa que fosse a função. A sua grande vantagem deve-se no facto de que cada resultado se baseava no anterior, pelo que se o milésimo resultado estivesse correto, também o estariam os 999 que o precediam.
No entanto, a engenharia da época não permitia a construção em escala real da máquina que Babbage imaginava. Apesar de este ter dedicado anos à construção das ferramentas e mecânica necessárias, não fez mais do que um protótipo, ainda assim, capaz de trabalhar com seis dígitos a uma velocidade constante.
Em 1833 Babbage abandona a ideia da máquina diferencial, em prol da máquina analítica. máquina diferencial
Já esta máquina era muito igual, em conceito, aos computadores atuais. Usava um sistema decimal e era capaz de realizar qualquer operação. De acordo com o projeto, a máquina analítica de Babbage podia somar, subtrair, multiplicar e dividir em sequência automática a uma velocidade de 60 somas por minuto.
A máquina - quando construída - seguiria instruções programadas e seria mesmo capaz de optar entre instruções diferentes, baseando-se nos resultados das operações anteriores.
Tanto os dados como as instruções eram introduzidas por