Evolução dos computadores
LEONARDO FELIPE MARTINS
RESUMO
Evolução dos Computadores
Teresina/Piauí
2014
Na antiguidade, as pessoas usavam pedrinhas ou seixos para efetuarem contas como a soma ou a subtração. Essas operações eram chamadas “calculo”. Para efetuar operações maiores, o homem inventou o ábaco.
O ábaco é uma das maquinas mais antigas capaz de efetuar calculo e é muito utilizado pelos orientais. É conhecido também como SOROBAN. É um instrumento fabricado com bolinhas de madeira colocadas em colunas com colunas separando-as. A multiplicação apresenta um grau de dificuldade maior e a divisão é muito mais complexa. As operações de radiação e potenciação requerem um conhecimento profundo do manuseio do ábaco.
O francês Blaise Pascal inventou , em 1642, a primeira maquina de calcular mecânica, a qual chamou de PASCALINE. Essa maquina, que funcionava através de engrenagens de rodas dentadas, permitia que se fizesse qualquer operação de adição ou subtração sem o uso do lápis, papel sem qualquer regra matemática.
Gottfried Leibniz, em 1671, aperfeiçoou a PASCALINE e criou a sua calculadora universal, através de engenhosos mecanismos. Em 1822, Charles Babbage apresenta sua maquina, capaz de resolver equações polinomicas por meio da diferença entre números. Está maquina era capaz de efetuar cálculos necessários para a construção de tabuas logarítmicas. Ele também projetou uma maquina mais complexa que por problemas financeiros não pode ser concluída.
Em 1855, o sueco George Scheutz, apresentou uma maquina que usava cartões perfurados e que nada mais era que uma simplificação da maquina de Babbage. Em 1890, Hermman Hollerith utilizou esta maquina para fazer a contagem do censo populacional dos Estados Unidos em apenas seis semanas, com grande sucesso.
A contagem do censo anterior havia demorado cerca de quatro anos. Com o sucesso obtido, Hollerith fundou uma empresa que recebia pedidos do mund