Evolução dos computadores
DOS
COMPUTADORES
Linha do tempo da evolução da computação
Disciplina : Organização de computadores
GERAÇÃO 0
As Primeiras calculadoras e as maquinas mecânicas
ÁBACO - Aqui não temos uma maquina exatamente mecânica mas ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos, surgiu aproximadamente a 5.500 a.C.. Em sua versão original, ele era formado por uma placa de argila, onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos. Após aprimoramentos, cerca de 200 a.C.. Um dos ábacos mais populares foi desenvolvido na China, foi chamado de Suan-Pan e era usado para adições e subtrações. BASTÃO DE NAPIER John Napier (1550-1617), escocês inventor dos logaritmos, também inventou os ossos de Napier, que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, o que evitava a memorização da tabuada.
PASCALINA - A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard, sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora, que fazia apenas somas e subtrações.
A máquina Pascal foi criada com objetivo de ajudar seu pai a computar os impostos em Rouen, França. O projeto de Pascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1726), que também inventou o cálculo, o qual sonhou que, um dia no futuro, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca.
Todas essas máquinas, porém, estavam longe de ser um computador de uso geral, pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com