Evolução dos Computadores
Primeira Geração: Válvulas Eletrônicas – Stallings ENIAC (Computador e Integrador Numérico Eletrônico - Electronic Numerical Integrator and Computer) “Maquina decimal, representação numérica feita em base decimal, realizava operações aritméticas, memoria em 20 ‘acumuladores’ cada um capaz de armazenar um número decima de 10 dígitos, esse representado por um anel de dez válvulas”. Foi um projeto em resposta a uma necessidade dos Estados Unidos diante a guerra. O Laboratório de pesquisas Balísticas do Exército Americano (Army Balliscs Research Laboratory – BRL), responsável em desenvolver novas armas, Vinha encontrando dificuldade em obter tabelas com boa precisão e em tempo hábil, sem tal seriam as armas inúteis. A BRL tinha empregado mais de 200 pessoas que utilizavam calculadoras de mesa, resolviam as equações de balísticas necessárias, toda preparação da tabela consumia várias horas de trabalho, ou até mesmo dias.
John Mauchly professor de engenharia e seu aluno John Eckert, fizeram projeto da ENIAC, e em 1943 foi aceito pelo Exército Americano, visto que o Computador se encaixava para os propósitos da BRL. O Resultado foi uma Máquina enorme que pesava 30 toneladas, ocupava espaço aproximadamente 190 metros quadrados, continha mais de 18 mil Válvulas e consumia-se 140 quilowatts de energia elétrica. Mais rápido do que qualquer computadores eletromecânicos, sendo capaz de executar 5 mil adições por segundo.
ENIAC foi concluída em 1946, tarde para ser utilizada durante a guerra, foi usada para certificar construções de Bomba H. O ENIAC foi considerada de caráter protótipo geral, visto que seu proposito original não dera resultado. O ENIAC permaneceu operando na BRL até 1955, quando foi desativado.
Em 1946 John von Neumann, um professor de matemática da Princeton do Instituto de Estudos Avançados, que foi um dos consultores no projeto ENIAC, começou o projeto de um novo computador de programa de armazenamento, conhecida como IAS.