Evolução dos Computadores
Nos primeiros modelos de computadores o modo de processar e alocar informações na memória era em parte mecânico em parte eletrônico, o programa era feito rearranjando a fiação em um painel a consequência desse modo de arquitetura era uma grande quantidade de fios, mau contato nos cabos, alta temperatura. Nesse ponto John von Neumann propôs a ideia que transformou os calculadores eletrônicos em "cérebros eletrônicos": modelar a arquitetura do computador segundo o sistema nervoso central. Para isso, eles teriam que ter três características:
Codificar as instruções de uma forma possível de ser armazenada na memória do computador. Von Neumann sugeriu que fossem usados uns e zeros.
Armazenar as instruções na memória, bem como toda e qualquer informação necessária a execução da tarefa, e
Quando processar o programa, buscar as instruções diretamente na memória, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo.
Este é o conceito de programa armazenado, cujas principais vantagens são: rapidez, versatilidade e automodificação. Assim, o computador programável que conhecemos hoje, onde o programa e os dados estão armazenados na memória ficou conhecido como Arquitetura de von Neumann.
As ideias de Von Neumann transformaram radicalmente o mundo da computação, trazendo ilimitadas perspectivas de utilização do computador, com o passar dos anos houve grandes avanços no quesito de arquitetura e organização de computadores, mais os princípios ainda são os mesmos.
Componentes
A historia da computação continua a mudar continuamente, hoje em um pequeno período de tempo os equipamentos de tornam obsoletos, pois a cada dia se cria um equipamento mais rápido e confiável falaremos a seguir de alguns componentes de um sistema de computação.
Processador i7-4960K Extreme Edition
Características:
- Marca: Intel
- Modelo: BX80633I74960X
Especificações:
- Segmento: Desktop
- Socket: LGA2011
- TDP: 130W