Evolução dos Computadores
Subtema: A necessidade de computadores na sociedade.
Resumo dos artigos:
1º artigo: A Genese da Máquina da Sociedade de Informação – Baby Machine, o protótipo dos atuais computadores.
Durante o período conturbado pela Segunda Guerra Mundial – 1939 / 1945 – foi desenvolvida uma investigação e houve uma implantação de projetos de eletrônica e computadores das quais uma pequena parte é publicamente conhecida. Só a partir de 1996 a NSA – National Security Agency USA – liberam os denominados “segredos de guerra” e começam a ser conhecidos publicamente fatos que conduzem ao refazer de uma “história oficial” há vários anos repetida e induzida na área da Ciência da Computação. Tradicionalmente a origem dos Computadores eletrônicos tem sido atribuída ao ENIAC –Electronic Numerical Integrator and Automatic Computer - construído na Moore Scholl of Electrical Engineering da University of Pensylvania nos Estados Unidos entre Maio 1943 (31 de Maio de 1943 com contrato assinado em 5 de Junho de 1943 com o USA Army - Ordnance Department; Ballistic Research Laboratory) e Novembro de 1945.
O ENIAC era uma calculadora eletrônica construída para uma finalidade bem definida, utilizando algoritmos bem conhecidos. Basicamente dispunha de uma memória, um conjunto de 30 painéis, cada um dos quais executava uma ou mais funções necessárias ao cálculo automático, acumuladores e um dispositivo denominado constant transmitter que se conectava a leitores e perfuradores de cartões IBM. As tabelas balísticas eram editadas numa Tabuladora IBM. Era uma máquina paralela executando as operações em codificação decimal.
Em Março de 1945 von Neumann apresenta um primeiro relatório em que denomina o novo calculador eletrônico pela sigla EDVAC - Electronic Discret Variable Computer - e em Julho do mesmo ano apresenta o seu segundo relatório, contendo 101 páginas, denominado First Draft of a Report on the EDVAC onde descreve a “arquitetura” do novo