Evolução dos computadores
1946 É anunciada a criação do primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, o ENIAC. 1951 a 1959 computadores de primeira geração. 1959 a 1965 computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos. 1965 a 1975 computadores da terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes pequenos e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos. 1975 a 1981 computadores da quarta geração. Seguindo a terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados. As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível, orientada para um problema. 1990 são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez. 2000 os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização de seus componentes e, tornando dessa forma os computadores mais práticos para o dia a dia. Além disso, há um investimento maciço em seu design.
Conceito de hardware
Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione.
Como o computador processa dados
Toda a informação inserida em computador passa pela CPU e na memória RAM para ser processada enquanto o computador é utilizado. Toda informação inserida no computador é armazenada só que de uma forma diferente. Essa informação é armazenada na forma de 0 e 1, essa linguagem é chamada de linguagem binária. Cada caractere tem um código binário ligado a ele com por exemplo a letra A, B, D, F ou X.
Dispositivos de entrada e saída de dados
Dispositivos de entrada e saída são também denominados periféricos. Eles