Evolução dos computadores
Computar: Fazer o cômputo de; calcular, orçar...
Item 1.
Ábaco, o primeiro instrumento criado para calcular, fazendo dele um computador. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos.
Item 2.
Bastões de Napier (Ossos de Napier), criados para auxiliar na multiplicação, por John Napier em 1614.
Item 3.
Régua de calculo, a régua de cálculo é um aparato de cálculo que se baseia na sobreposição de escalas logarítmicas. Apesar da semelhança com uma régua comum, a régua de cálculos é um dispositivo que não tem nada a ver com medição de pequenas distâncias. A régua de cálculo é a mãe das calculadoras eletrônicas modernas, porque trabalha com logaritmos. Quanto à precisão, as réguas de cálculo não fornecem valores exatos e sim aproximados, por serem analógicos, e que são aceitos como viáveis dentro de certa aplicação. Criada por William Oughtred em 1633.
Item 4.
Pascalina, foi a primeira calculadora mecânica do mundo, planejada por Blaise Pascal em 1642 e criada em 1644. Originalmente, ele pretendia construir uma máquinaa que realizasse as quatro operações fundamentais, mas apenas conseguia fazer diretamente operações de adição e subtração.
Item 5.
Evolução das pascalinas, Criada por Gottfried Wilhelm Leibniz 1679, aprimorando as limitações da versão anterior.
Item 6.
Tear automatizado que utilizava cartões perfurados, Em 1801, Joseph Marie Jacquard, mecânico francês, sugeriu controlar teares por meio de cartões perfurados. Os cartões forneceriam os comandos necessários para a tecelagem de padrões complicados em tecidos. Os princípios de programação por cartões perfurados foram demonstrados por Bouchon, Falcon e Jaques entre 1725 e 1745.
Item 7.
Máquina diferencial, foi criada a máquina para calcular e preparar tabelas matemáticas de algumas funções, introduzindo assim o conceito de registros somadores. Criada por J. Muller em 8 de março de 1786.
Item 8.
Máquina Analítica, Idealizada em 1833 por