evolução do pensamento sobre Administração
O presente trabalho da cadeira Teoria Geral da Administração tem como tema a evolução do pensamento sobre Administração; nesse contexto iremos falar de três teorias que deram seu contributo para aquilo que foi a evolução do pensamento sobre a administração que são: teoria humanística, burocrática e a teoria da Administração científica.
1. Teoria de Administração Científica A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor – considerado o fundador da teoria geral da administração, no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. (http://www.administradores.com.br)
Taylor teve inúmeros seguidores (como Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e outros) e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. (Chiavenato, 2004)
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor. (http://www.administradores.com.br)
Assim, em 1903, ele publica o livro “Administração de Oficinas” onde expõe pela primeira vez suas teorias. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas. (http://www.administradores.com.br)
1.1 Administração como Ciência
Para Taylor, a organização e a