evolução do pensamento kenesiana
Elasticidade
A Elasticidade representa o grau de sensibilidade de uma variável dependente (por exemplo, a oferta ou a procura de determinado bem) face a mudanças em uma ou mais variáveis que a determinam (por exemplo, o preço de um input, preço de mercado, preço de um bem relacionado ou rendimento dos consumidores), permanecendo as restantes variáveis constantes. Algebricamente, a elasticidade é dada pela variação percentual na variável dependente dividida pela mudança percentual na variável que a determina. Por exemplo, a elasticidade da procura de determinado bem face ao seu preço mede a percentagem de variação na procura originada pela variação de um por cento no seu preço de mercado.
O conceito de elasticidade é usado para medir a reação das pessoas frente às mudanças em variáveis econômicas. Por exemplo, para alguns bens os consumidores reagem bastante quando o preço sobe ou desce e para outros a demanda fica quase inalterada quando o preço sobe ou desce. No primeiro caso se diz que a demanda é elástica e no segundo que ela é inelástica. Do mesmo modo os produtores também têm suas reações e a oferta pode ser elástica ou inelástica.
A ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA
A elasticidade-preço da demanda (Ed) mede a reação dos consumidores às mudanças no preço. Essa reação é calculada pela razão entre dois percentuais. A variação percentual na quantidade (x) demandada dividida pela mudança percentual no preço (y), matematicamente temos:
, onde: indica o momento inicial; indica o momento final; indica a diferença da variável entre os momentos final e inicial.
A fórmula acima parte do pressuposto de que queremos medir a elasticidade de um intervalo e . Porém, também é possível medi-la em um intervalo infinitamente pequeno.