Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto
Engenharia da Computação
Economia
Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto
Professor: José Leonel Ribeiro
Alunos:
Ivan Carlos Almeida RA: 4016790468
Davy de Brito Andrade RA: 4057862614
Campo Grande - MS, 03/14
1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e fisiocratas? Para os mercantilistas a riqueza era a quantidade de ouro e prata que se tinha e a maior capacidade de exportação possível. A origem de tal prática econômica reside no momento em que a Europa passava por grande escassez de metais preciosos ,ou seja, ouro e prata. Faltava dinheiro para atender às demandas do comércio. Naquela época, havia a crença de que a riqueza das nações estava na quantidade de ouro e prata que tinha acumulado. Para os fisiocratas a riqueza era a agricultura que gerava novos produtos sem precisar de matéria-prima.
2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias? Adam Smith que era a favor da desregulação. O estado deveria ser restrito a três funções principais, quais sejam:
1 - Defesa da Nação.
2 - Justiça e Segurança.
3 - Obras sociais que o setor privado não pode fazer. Principais Idéias: Trabalho é a riqueza das nações, mercado livre, intensa qualificação da mão de obra para aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado livre sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente, na obtenção do máximo bem estar econômico.
3. O que diz a Teoria das Vantagens Comparativas? Quem foi seu autor? Diz que quando há comércio entre os países, de preferência sem restrições, a produção mundial aumenta porque permite que cada país se qualifique na produção do bem a qual apresenta vantagens comparativas. Um país, por exemplo, tem vantagem comparativa quando o custo de produção de um bem para ele é menor do que o custo de produção do mesmo bem para outros países. Seu autor foi David