evolução do olhar
1) Toda criança tem infância? Justifique sua resposta.
Os conceitos de infância podem apresentar diferentes significados, conforme os referenciais que utilizamos: A palavra infância evoca um período que se inicia com o nascimento e termina com a puberdade. O ECA designa criança toda pessoa até 12 anos incompletos. Para Sarmento e Pinto (1997), crianças sempre existiram desde o início da vida humana na Terra. A infância é uma construção histórico-social.
Pensando nos conceitos de criança e infância nota-se que o fato dela coabitar com a família não que dizer que tenha ou terá infância. Há crianças que durante sua infância são felizes, sem transtornos familiares, diferente de outras com maior ou menor grau de transtornos familiares e algumas que carregam seus traumas e frustrações por toda sua vida. A infância da criança depende muito do grupo familiar do qual ela faz parte, seja ele mais ou menos favorecido economicamente, não é a condição financeira que determina se ela é feliz ou infeliz, mesmo porque nesta fase a criança não faz esse tipo de relação. Não é pelo fato de ser criança que elas não tenham também seus conflitos internos e suas fases de superações, conforme a idade cada uma tem seus problemas.
2) A infância é igual para todo mundo?
Não. Há seres humanos que desde seu nascimento parece estar condenado a não ter infância. As crianças são assassinadas através de abortos, outras abandonadas, doadas, vendidas, e várias criadas em lares para adoção, sem dizer daquela criadas em ambiente familiar desestruturado ( meio a drogadição, prostituição e etc), e, com raríssimas exceções alguma delas tem a chance de encontrar um novo lar estruturado e aceito pela sociedade. Diferente das crianças que são nascidas e criadas por famílias estruturadas com poder aquisitivo considerável, mesmo assim algumas têm os mesmos traumas que as outras crianças da qual a família é sem recurso financeiro.
A infância da