Evolução do marketing x economia
Cada vez mais o marketing vem mostrando sua relevância nos dias de hoje. Antigamente a única preocupação era em colocar o produto no mercado, e pensava-se que assim o consumidor iria atrás. De uns tempos pra cá se criou a idéia e principalmente firmou-se a funcionalidade de uma campanha de marketing.
Junto à criação do produto então, deve ser criada uma estratégia para vendê-lo. Estudar quem será o público-alvo, como fazer a informação de um novo produto no mercado chegar ao cliente e certificar-se de que o consumidor terá interesse em adquiri-lo.
O marketing vem passando por diversas mudanças em decorrência do avanço tecnológico, da mudança na economia e das influencias socioculturais. Pode-se observar três fases distintas do marketing: 1.0, 2.0 e o 3.0.
Marketing 1.0
O Marketing 1.0 é baseado no produto, corresponde à era industrial, cujo objetivo era a padronização e ganho em escala. Uma frase que exemplifica perfeitamente essas características foi a que Ford disse em relação ao Ford modelo T: “O carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto”.
As empresas produziam em massa e com o mínimo de qualidade. Por não ter muita opção os consumidores aceitavam e compravam o que lhes era oferecido. Mas com o passar do tempo o mercado passou a não mais aceitar esse tratamento massificado e indiferente por parte das empresas.
Como os clientes tornaram-se mais exigentes, tornou-se mais difícil atuar como antes, as mudanças de comportamento dos clientes forçou uma mudança por parte das empresas. Toda essa alteração do mercado tornou os conceitos de Marketing existentes até então defasados. Não que fossem perder sua importância, mas tornaram-se insuficientes para atender as necessidades do cenário atual.
Marketing 2.0
Já o marketing 2.0 aparece na atual era da informação que envolve principalmente as tecnologias da informação. A partir deste momento se tem uma maior complexidade nos conceitos e estratégias de marketing. Passando a existir uma