Evolução de enfermagem
INFECÇÔES BACTERIANAS:
ESTAFILOCOCOS:
Período de incubação: De 30 minutos a 8 horas em média 2 a 4 horas.
Sintomas: Os estafilococos podem infectar qualquer parte do corpo e os sintomas dependem da localização da infecção. Ela pode ser ligeira ou chegar a pôr a vida em perigo. Em geral, as infecções estafilocócicas produzem cavidades cheias de pus, como os abcessos e os furúnculos (furúnculos e antrazes). Os estafilococos podem circular através do sangue e formar abcessos em órgãos internos, como os pulmões, bem como infecções nos ossos (osteomielite) e no revestimento interno do coração e das suas válvulas (endocardite).
Os estafilococos tendem a infectar a pele. Os abcessos estafilocócicos da pele manifestam-se como saliências quentes cheias de pus, localizadas por baixo da superfície cutânea. Em geral rebentam como o faria uma espinha de considerável volume e o pus espalha-se sobre a pele, daí poderem verificar-se mais infecções se não se limpar de imediato. Os estafilococos podem também causar celulite, uma infecção que se propaga por baixo da pele.
Os recém-nascidos podem ter infecções estafilocócicas cutâneas, O sintoma mais frequente é a presença de grandes bolhas cheias de um líquido claro ou pus localizadas na axila, na virilha e nas pregas do pescoço. As infecções estafilocócicas mais graves podem formar numerosos abcessos cutâneos, separação de grandes superfícies de pele, infecção do sangue e das membranas que revestem o cérebro e a espinal medula (meningite) e pneumonia. As mães no período da lactação podem apresentar infecções estafilocócicas nos seios (mastite) e abcessos entre uma e quatro semanas após o parto. Estas infecções costumam ser contraídas pelos bebes nas salas de neonatalogia dos hospitais e depois transmitidas ao seio da mãe quando mamam.
Cuidados especiais: Os abcessos devem ser drenados. Quando estão sobre a pele, isso é relativamente simples. O médico efectua um pequeno corte na zona e exerce pressão